Sobre nós
Rodrigo Albuquerque
Médico Veterinário
Rodrigo Albuquerque, por ele mesmo
Companheira(o) que carrega o pó da viagem, tudo bem?
Nesse espaço, buscamos fornecer subsídio para que ocorra uma grande quebra de paradigma junto aos pecuaristas: a internalização do conceito de que o resultado produtivo não deve ser encarado como um fim, mas sim como o (único) meio possível para que se alcance o real objetivo da atividade, que é um resultado financeiro positivo, sustentado e longevo, afinal de contas a atividade é plurianual. Há que se imprimir razão no mar de paixão que caracteriza o setor.
Entendemos que a busca pela sustentabilidade do setor produtivo é uma premissa fundamental para viabilizar o seu futuro e deve diuturnamente perseguir os pilares ambiental, social e governança, além do BEA (bem-estar animal). Porém, todo esse esforço deve ser precedido pela sustentabilidade financeira/econômica. Nenhuma fazenda se perpetuará verde, se não estiver no azul…
A pecuária vem sentindo uma forte diminuição da sua margem operacional por unidade produzida (arroba) ao longo das últimas décadas. Em resposta, os produtores têm dado foco à intensificação produtiva da atividade. Quem não está seguindo este caminho, deixará a atividade mais cedo, ou mais tarde.
Já que a intensificação é a única saída, há que se lembrar algo fundamental e normalmente esquecido: quem intensifica, intensifica tudo, inclusive os seus riscos. Logo, o esforço para o tão perseguido ganho em produtividade não deve ser prioritário ao esforço para a melhoria da gestão em todos os seus aspectos (gestão produtiva, financeira, de pessoas e do risco de preço).
Assim pensamos, assim recomendamos e assim agimos.
Mini currículo, para sua apreciação:
Rodrigo Albuquerque é Médico Veterinário, graduado pela USP/SP em 1.995.
Desde 2.012 é editor do informativo de mercado pecuário “Notícias do Front”, que também circula como podcast desde 2.017, pioneiro nesse formato.
É palestrante em gestão de risco e pecuária de corte em geral, tendo proferido palestras em todo o território nacional, e algumas no exterior, para mais de 25.000 ouvintes desde 1.999.
Atua no mercado de derivativos agrícolas da bolsa desde 2.008, lidando com milho, soja e boi gordo. No início de carreira foi gerente de 3 multinacionais na área técnica-comercial de nutrição e saúde animal.
Além do Notícias do Front, atualmente também é gestor executivo da Fazenda Terra Madre, propriedade de recria-engorda de gado de corte com integração lavoura pecuária, localizada em Itapirapuã-GO.