Visão 360 na gestão de risco de preço (MiniFront)

  • Por Rodrigo Albuquerque - 14 de Julho de 2022

Companheira(o) que carrega o pó da viagem,

Mais uma semana importante no mercado de grãos e no pecuário, pensando em segundo semestre.

Sendo objetivo, tudo o que escrevemos no episódio anterior (https://gestaoderiscoempecuaria.com.br/noticias/noticia/e-agora-quem-podera-nos-defender-agosto-minifront/) permanece válido, sendo ainda um bom retrato do mercado, porém, ressalto que os fatos listados na semana passada se aprofundaram bastante.

Allflex online: https://www.allflex.global/br/


As indústrias estão com pressão de compra de gado para abate muito enfraquecida em várias praças pecuárias pois a tendência de escalas mais longas se intensificou, ao mesmo tempo em que também notamos aumento do estoque de carnes (atacado está tendo mais dificuldade em dar vazão à produção). Isso, em alguns casos, está tendo reflexos em postergação de abates, por falta de espaço em plantas (relatos disso em mais de um estado).

A consequência final é que temos recuos de preços sendo efetivados, sendo essa a maior e mais importante mudança em relação à semana anterior. A oferta de julho surpreende até quem tem décadas na lida de compra de gado.

Todo esse cenário acende um alerta sobre o preço do segundo semestre, porque a maioria das pessoas foca demasiadamente em preço de venda. Claro que ele é importante, ainda mais com os altíssimos custos de produção vigentes, mas ter obsessão apenas no preço nos cega para fatos relevantes que estão ocorrendo com outros elos da cadeia pecuária.


Esse é um grave erro, principalmente na hora da tomada de decisão sobre a venda, ou a proteção de preço (hedge). Vale como alerta para que o processo decisório da venda, geralmente um ato solitário do gestor, não seja capenga, deixando de considerar o todo da cadeia.

No áudio abaixo, cito dois exemplos recentes que ilustram o que estou me referindo. Até a próxima!

IMPORTANTE: devido à facilidade de distribuição, vários conteúdos do Notícias do Front acabarão sendo exclusivos do canal Notícias do Front no Telegram. Basta ter o aplicativo instalado e acessar o link https://t.me/noticias_do_front. O canal é livre, gratuito e pode ser indicado para quem você quiser.

Rodrigo Albuquerque

Aviso legal: nenhum conteúdo do Notícias do Front deve ser entendido como recomendação de venda/retenção/compra de qualquer ativo, título ou derivativo agrícola, ou ainda como recomendação de investimento, mas sim, deve ser entendido meramente como opinião pessoal na data da sua publicação.

CASO QUEIRA DESFRUTAR O CONTEÚDO DO EPISÓDIO ACIMA, NA FORMA DE ÁUDIO (PODCAST), BASTA APERTAR O PLAY ABAIXO:

Artigos Relacionados

Comentários ( 0)

Escreva um comentário