Perspectivas da macroeconomia em 2019 (Blog MiniFront)

  • Por Rodrigo Albuquerque - 15 de Fevereiro de 2019

Companheira(o) que carrega o pó da viagem,

O mercado da arroba está que nem inventário de família pobre e numerosa: está numa briga danada! O motivo você já sabe: o bovino está escasso, ainda mais agora com o pecuarista aliviado pela volta das mangas (as chuvas de verdade não voltaram). A indústria frigorífica está naturalmente “estaqueada” no polo oposto, pressionada pelo atacado (especialmente no traseiro e desossa). Desta forma, o frigorífico ativa o modo “dane-se” (ou f...-se) para as escalas, que encurtam, sem repercutir em melhoria de preço na mesma intensidade. Resumo: não paga para cima, não compra volume e tá tudo certo!


O cenário está como o script manda para o primeiro trimestre: a “pedra no sapato” dos frigoríficos no Brasil. Por isto mesmo disse no último Front que havia um “espírito” de recuperação de preços, não “uma decolagem 90º”. É o que está ocorrendo: a arroba de boi na média Brasil subiu R$ 0,19 na semana, alcançando R$ 142,96 a prazo (dados Scot/IBGE adaptados). A maioria das praças está estabilizada, poucas são as com reajustes mais fortes para cima ou para baixo (apenas o sul da BA sofre de maneira importante). Daqui uns dias é Carnaval e o ano começa, rs.

Falando nisto, logo começa a reposição dos estoques do varejo (além da virada de mês, terá feriado para ajudar), pois fevereiro é curto. A Mãe Dinah conta qual deverá ser o próximo movimento do mercado na visão dela... Segue o jogo!   

Relato no Front Premium o meu entendimento à cerca da excelente palestra do economista Alexandre Schwartsman, ex-banco central e atualmente colunista, ocorrida na Faeg (na última quinta-feira, dia 14/fev, com o mesmo título deste episódio). Vejamos como anda a saúde do nosso principal motor propulsor, o mercado interno. Vai ficar mais claro para você, qual a capacidade de retomada minimamente razoável que hoje teria a nossa economia interna e qual a consequência disto nas previsões de preços que o Front entregou para os assinantes. Até a próxima semana!

Fotos em destaque: Evento do Campo à Cidade, na FAEG e Workshop interno Zoetis sobre inovação em reprodução e sanidade animal (detalhes no Instagram @noticias_do_front).

Artigos Relacionados

Comentários ( 0)

Escreva um comentário