O segundo trimestre no mesmo trieiro do primeiro? (MiniFront)

  • Por Rodrigo Albuquerque - 13 de Março de 2021

Companheira(o) que carrega o pó da viagem,

O mercado segue na mesma, onde vender é sempre arriscado. E comprar mais ainda. Nada de novidade que altere a polarização da arroba e o abismo existente entre o mercado interno e o mercado externo na venda da carne.

Compre online: https://www.allflex.global/br/

Quanto ao primeiro, seguimos com a conta apertada, mas nessa semana a “corda afrouxou” um pouco, porque o atacado subiu um “golinho” em todas as referências que acompanhamos e incrivelmente às vésperas do meio do mês (pior período de vendas).

No tocante à exportação, devagarinho a coisa começa a fluir um pouco melhor, porém sem os volumes recordes, mesmo porque há escassez de carne e dificuldade logística gigante. De toda a forma, a margem está aí e segue dando fôlego para a indústria, que acirra a disputa da mercadoria (boi gordo). As turbulências políticas internas contribuíram para termos um câmbio potencializador desse movimento. O pulso pulsa forte.

Como adiantei no último final de semana, as férias coletivas de aqui e acolá não mudaram a cara do mercado, de modo que consolidamos esse primeiro trimestre como o melhor dos últimos 14 anos da pecuária em termos de precificação da arroba. Obs.: para você, assinante do Front, isso não deveria ser novidade, visto que título do MiniFront de 30.12.20 foi: “O boi vai fazer história no arranque de 2021” (link: https://gestaoderiscoempecuaria.com.br/noticias/noticia/o-boi-vai-fazer-historia-no-arranque-de-2021-minifront/).

Começamos a olhar para o segundo trimestre, que encerra a safra de boiadas de capim. E o que vemos?

Do ponto de vista de oferta, certamente teremos algum alívio na restrição, pois alguma terminação em pasto vai sair, claro. Porém tenho a certeza de que não veremos vacas vazias em grande volume nas nórias, visto a fortaleza avassaladora da reposição. Tão pouco acredito que teremos uma via de terminação que tem sido fundamental para prover a oferta entre a pastagem e a confinada, que é o boi de pasto tratado com altos níveis de suplementação. Simplesmente os insumos estão inviabilizando o processo, não só pela questão do preço altíssimo e sem lógica, mas também devido à disponibilidade (milho batendo recordes históricos de maneira seriada). Pasto é um insumo absolutamente escasso também. Por fim, uma melhora no volume de animais para abate será rapidamente absorvida pela indústria, que atualmente gira com a maior ociosidade da década (um pouco a mais de gado disponível será como pingar uma gota de água fria na chapa quente).


Alguém pode dizer que os boiteis estão cheios, ou com boa procura. Sim, é fato, mas os confinamentos pequenos e espalhados por aí estão vazios. E outra: boa parte desses bois dos boitéis eram animais de pasto que foram transferidos para confinamento por falta de chuva no início da safra de capim. Não é oferta adicional, portanto.

Quanto à demanda do mercado interno, creio que poderemos ter algum alívio em função do “coronavoucher fiote” que estará por vir. Nada que mude muito, mas ajuda bem! Com relação ao mercado externo, sem grandes alterações no câmbio, acredito que teremos vendas em volumes um pouco menos expressivos, mas a preços bem mais atraentes, deixando a margem na mesa.

Enfim, o que eu quero dizer? Eu já acreditei mais em uma pressão no final da safra. Ela ainda pode vir e eu nunca deixo de respeitar uma safra. Mas confesso que a tal safra de bois de pasto de 2021 já me meteu muito mais medo. Acho que “tô” perdendo o juízo...  Até a próxima, saúde e luz! Grato, Rodrigo Albuquerque!

Obs.: nenhum conteúdo do Notícias do Front deve ser entendido como recomendação de venda/compra de qualquer ativo ou derivativo agrícola, mas sim como opiniões pessoais, compartilhando algumas vezes nossa própria carteira de investimentos.
CASO QUEIRA DESFRUTAR O CONTEÚDO DO EPISÓDIO ACIMA, NA FORMA DE ÁUDIO (PODCAST), BASTA APERTAR O PLAY:

Artigos Relacionados

Um bovino, dois mercados (MiniFront)
  • 12 de Fevereiro de 2021
Tá todo mundo tenso (MiniFront)
  • 30 de Janneiro de 2021
Se pagar R$ 300,00, o boi aparece?
  • 15 de Janneiro de 2021

Comentários ( 0)

Escreva um comentário

Next Sites

Oops... Página não encontrada.

Desculpe, mas a página que está a procura não existe.