O que acontece quando você não está no curral? (MiniFront)

  • Por Rodrigo Albuquerque - 23 de Agosto de 2019

Companheira(o) que carrega o pó da viagem,

Talvez um dos legados de 2019 na comercialização para abate será que não há mais apenas um mercado do boi gordo (notadamente no segundo semestre), assim como, o fato de que as características dos animais (sexo, idade, acabamento e certificação) mudam drasticamente o preço de venda.


O parágrafo acima é um resumo do mercado: uma parte das indústrias tem escalas mais curtas e dificuldade crescente em completá-las (pequenos e médios frigoríficos, além dos grandes que não tem muito boi a termo). Nestas empresas, em geral, a oferta está “picada” (muitos lotes para completar a escala de um dia de abate). De outra sorte, as grandes com muitas boiadas contratadas, têm bem mais que uma semana de gado agendado.

Mesmo com a excelente quantidade de boi a termo, a oferta em queda não está atendendo à demanda atual (interna e exportação), de modo que o boi aponta o focinho para cima, segue firme e agora potencializado pelo atacado em ascenção, fato que é a melhor notícia da última quinzena (ao lado do dólar já bem acima dos 4.00).

Continuamos, entretanto, distantes de um forte choque de preços no curtíssimo prazo. O boi sobe há 4 semanas. Mas, neste período todo, recuperou apenas R$ 1,50/@, aproximadamente (na média Brasil, dados Scot/IBGE adaptados). Apenas o RS teve variação negativa importante nesta semana. Demais praças do Brasil em estabilidade ou leve recuperação.

O boi está subindo menos do que o frigorífico previa, mais do que o frigorífico gostaria e beeem menos do que o invernista precisaria. Segue o jogo!

O título deste Front é simplesmente uma forma mais direta de perguntar à você: qual é a cultura do seu negócio? Voltamos a este tema no Front Premium, tamanha a sua importância! Os assinantes premium saberão antes (não assinantes somente terão acesso em 29.08.19). Até a próxima semana!

Fotos em destaque: no “duro da seca” em Goiás.

Artigos Relacionados

Comentários ( 0)

Escreva um comentário

Next Sites

Oops... Página não encontrada.

Desculpe, mas a página que está a procura não existe.