O curto prazo da arroba – 14.09.19 (MiniFront)

  • Por Rodrigo Albuquerque - 14 de Setembro de 2019

Companheira(o) que carrega o pó da viagem,

O último parágrafo do episódio anterior começava com: “sem nada de novo, este deverá ser o nosso enredo por algum tempo”. Pois bem, teve algo de novo: a habilitação de mais 25 plantas aptas para exportar carne à China. Agora, no total, temos 32 plantas habilitadas em nosso País, sendo 17 de bovinos (dobramos nossa capacidade de exportação, segundo a Radar Investimentos). A pergunta agora é: o que muda?


Depende de onde você está porque o número de plantas habilitadas varia de estado para estado, ex.: SP e MT foram "premiados" com 8 e 7 plantas, respectivamente. Já MS, GO e RO, ficam com 2 ou apenas uma planta. Isto faz variar enormemente o impacto da questão China.

Acreditamos que o cenário base deverá ganhar intensidade e extensão. O “cenário base” é o aquecimento leve a moderado da arroba do boi gordo no Brasil, movimento que já se estende por sete semanas.

O driver motivador do aquecimento dos preços vem sendo a oferta curta, a qual neste momento passa a estar acompanhada de uma demanda externa bem mais aquecida. O meio de mês, atenua um pouco a quentura desta mistura no mercado interno. Mas o boi agora é para cima. Em tese, mesmo quem não exporta vai ter mais concorrência na originação, notadamente para boiadas novas e bem acabadas (o boi erado não tem passaporte nos atuais tempos).

De toda a forma, cenário explosivo não está no radar, pois nosso mercado interno segue sendo nosso (quase intransponível) limitante. Prova disto é que o varejo não conseguiu repassar a melhora recente dos preços do atacado (que está inflado por uma matéria-prima curta).

As cenas dos próximos capítulos devem ser mais interessantes. Depois de muito tempo, vi que mesmo os frigoríficos que tem boi a termo, estão encurtando escalas. Os que não tem, já estão brigando de foice no escuro há dias. Segue o jogo!

Qual é o mês queridinho da B3 agora? Você já escutou esta frase: “o preço do bezerro balizou Brasil afora”? Eu já. Dei uma passada nos números para ver se ela procede ou não. É disto que o Front trata. Prepare-se. O mercado de reposição assumiu uma nova dinâmica... Nos vemos no Front para os assinantes! Até a próxima semana!

Fotos em destaque: imagens dos objetos que também são "companheiros do pó da viagem".

Artigos Relacionados

Comentários ( 0)

Escreva um comentário

Next Sites

Oops... Página não encontrada.

Desculpe, mas a página que está a procura não existe.