O curto prazo da arroba – 01.05.20 (MiniFront)

  • Por Rodrigo Albuquerque - 1 de Maio de 2020

Companheira(o) que carrega o pó da viagem,

No ambiente de curtíssimo prazo da arroba vemos um claro aumento da escala dos frigoríficos, o que é esperado para a época e digo que não me é o que me preocupa agora. Falo isto porque prefiro escala mais longa com vontade de compra preservada à escala curta e vontade de compra “capenga”.

Fora as indústrias que operam exclusivamente no mercado interno (as quais tem um “pé no freio” mais forte), vemos que a vontade de compra está presente. Tanto é verdade que as escalas alongaram como não ocorria desde out/19 (Radar Investimentos) mas não vemos “derretimento” do boi. Há sim testes de mercado, que respeitam o consistente canal de preços em curso. Só para se ter ideia, suíno e frango caíram 27.1% e 10% em abril, respectivamente (Scot). Mas é óbvio que a indústria vai tentar comprar melhor! Agora é a hora...


Vemos uma heterogeneidade muito forte no posicionamento das escalas/preços entre as indústrias de mercado externo/interno, cenário também visto quanto ao clima. Regiões como o Paraná sofrem em base histórica, ao passo que Goiás, p.ex., segue verde (encharcado). Em nível Brasil, ainda há capacidade de retenção por parte do invernista (ele oferta o gado, mas acaba vendendo de maneira compassada). A oferta melhorou, não dá para negar!

“Será que a @ cai neste final de safra (maio/junho)”? Minha visão: caso o volume de abate continue reduzido, consequentemente mantendo deprimida a produção de carne e assim sustentando o atacado, a arroba pode até cair, mas será em intensidade leve, no máximo moderada, mesmo porquê estamos em virada de mês e Dia das Mães na sequência.

Porém, caso a produção de carne aumente, não vejo alternativa a não ser o atacado ceder, abrindo espaço para uma correção, porque o mercado da carne está menor. Não considero ser este cenário o mais provável, mas ele é possível. Ah, por fim: considere a possibilidade de eu estar totalmente equivocado, claro!

Completando a visão do para-brisa, os assinantes receberão no Front Premium um raciocínio que aborda o médio prazo do mercado, focando no segundo semestre de 2020 (link disponível EXCLUSIVAMENTE para assinantes em 01/maio e para não assinantes a partir de 09/maio): https://gestaoderiscoempecuaria.com.br/noticias/lista/noticias-do-front/

Até a próxima!

Fotos em destaque: a melhor rotina em termos de distanciamento social, com a família na fazenda.

CASO QUEIRA DESFRUTAR O CONTEÚDO DO EPISÓDIO ACIMA, NA FORMA DE ÁUDIO (PODCAST), BASTA APERTAR O PLAY:




Artigos Relacionados

Comentários ( 0)

Escreva um comentário

Next Sites

Oops... Página não encontrada.

Desculpe, mas a página que está a procura não existe.